Sobre nós – PT


Apresentação



Quase duas décadas de existência


A Terra de Miranda encerra notória riqueza cultural e linguística.

É o único território tradicionalmente multilingue de Portugal que é reconhecido pelo Estado, tem manifestações culturais idiossincráticas de grande visibilidade, constitui uma reserva de conhecimento tradicional de transmissão oral (literário, de práticas e vivências tradicionais) único.

Mais de 200 sócios


A ALCM (Associação da Língua e Cultura Mirandesa) é uma instituição sediada em Miranda do Douro com mais de 200 sócios que tem como objeto a promoção e a divulgação da língua mirandesa e do património cultural, histórico e natural da Terra de Miranda.

Para cumprir esses desideratos, boa parte da ação da ALCM tem-se materializado em atividades de formação, de estudo e de documentação da língua e da cultura mirandesas. Ao longo de quase duas décadas, a ALCM criou um conhecimento sólido do terreno e adquiriu vasta experiência na recolha, edição e transcrição de testemunhos, tanto em vídeo como em áudio.

Objetivos

Promoção e a divulgação da língua mirandesa e do património cultural, histórico e natural da Terra de Miranda.

a) pormober l uso de la lhéngua mirandesa, falada i screbida, l sou ansino, zambolbimiento, studo i dibulgaçon;


b) pormober la defénsia, zambolbimiento, coincimiento i studo de la cultura mirandesa, an to las sues manifestaçones, cumo tal la música, la dança, la lhiteratura, l triato, antre outras;


c) stabelecer modos de colaboraçon cun outras anstituiçones, de la Tierra de Miranda ou de outros lhugares;


d) criar i mantener l Centro de Decumentaçon de la lhéngua i cultura mirandesa;


 

Estrutura organizativa

 

Direção

 

Mesa da Assembleia